Como Educar Seus Filhos. Erros Educação De Filhos. Erro #1 - Apenas Corrigir Comportamentos

Em 16/06/2016 , Comments

Tudo o que fazemos para educar ou orientar nossos filhos - ou seja - o que nós falamos, como falamos, como agimos ou como nos comportamos - todas essas escolhas tem suas consequências ou resultados.

E quando esses resultados não são aqueles que esperamos, nós dizemos que erramos. Ou que a escolha que fizemos foi um erro.

 

Reconhecer ou ter consciência dos erros que você pode estar cometendo como mãe ou pai, é um importante primeiro passo para você ajustar o que precisa, e eliminar a frustração, o desânimo e o sentimento de impotência.

 

Então, eu vou publicar uma série de #10 textos (e vídeos), onde eu vou falar sobre os erros mais comuns na educação dos filhos. Em cada texto (e vídeo) eu vou falar sobre um erro.

 

Neste texto (e vídeo abaixo), eu vou falar sobre o Erro #1: Focar Apenas Em Corrigir Comportamentos. E também vou dar #2 dicas para você agir da forma mais adequada e mudar a sua realidade.

 

Como Educar Seus Filhos: Educação Reativa

 

Educar os filhos colocando o seu foco e energia apenas em corrigir comportamentos, caracteriza uma Educação Reativa.

E o que é isso?

É quando os pais apenas reagem aos comportamentos das crianças.

A criança faz algo que os pais desaprovam e os pais a corrigem. A criança faz outra coisa e os pais dizem “Não faça isso” ou “Não faça aquilo”.

Isso acaba gerando muita frustração e esgota os pais, porque tem eles que ficar o tempo todo avaliando as atitudes e comportamentos, para se necessário corrigir a criança.

A maioria esmagadora dos pais que andam muito frustrados ou esgotados em relação aos filhos, está se concentrando apenas em corrigir os comportamentos das crianças.

O foco dessas mães e pais está sempre “no problema”, ao invés de se concentrarem em buscar a causa procurando descobrir o porquê da criança estar agindo ou se comportando daquela forma.

 

Como Educar Seus Filhos: Ensinar e Dar Exemplo

 

Se hoje você está se sentindo seguidamente frustrado, esgotado ou com um sentimento de impotência, e se tudo que você faz parece que não dá o resultado que você queria, então, pare um pouquinho e faça uma autoavaliação.

Pode ser que você esteja apenas tentando controlar os comportamentos das suas crianças e esquecendo de atuar sobre as causas.

Então, comece observando o seu dia-a-dia com as crianças. Se por acaso você gasta mais tempo corrigindo comportamentos, ou se você investe mais o seu tempo realmente ensinando, mostrando como écomo faz, dando seu exemplo e procurando compreender as crianças.

Uma vez aprendi que saber quando um problema é bem entendido, já está metade resolvido. Ou até, para se curar uma doença, o primeiro passo é saber a doença que se tem.

Então, ter consciência desse erro serve para que você possa tentar outras abordagens. Cada erro traz em si uma lição... um aprendizado.

As crianças estão aqui para aprender e, elas não se comportam mau para irritar os adultos. Os comportamentos são os resultados, muitas vezes, de como elas interpretaram aquilo que aprenderam.

 

Entao, aqui estão #2 dicas para você mãe ou pai, se você estiver se estressando muito com os comportamentos dos seus filhos.

 

Vamos supor que a criança teve um mau comportamento, ou uma atitude que foi contra os valores que você quer cultivar. Por exemplo, no restaurante ela pegou um copo e jogou, quebrando o copo e espalhando cacos de vidro pelo chão.

 

Como Educar Seus Filhos: DICA #1 - Corrija da Maneira Adequada

 

Se você precisar corrigir o comportamento, seja carinhoso e firme. Ser firme não quer dizer gritar ou castigar.

 

Você pode dizer com firmeza e com carinho, essas frases mágicas:

“Filho ou Filha, isso não combina com você.

Isso que você fez pode machucar outras pessoas.

O que me diz sobre isso?”

 

E você pode também falar o seguinte:

O que você pode fazer agora para que as pessoas não se machuquem com os cacos de vidro?”

 

Aqui, você está envolvendo a criança e exercitando a responsabilidade sobre suas atitudes.

Pode ser que você não consiga na primeira e que você tenha que ajudar ela a resolver a situação. No entanto, o importante é que a criança comece a entender que toda escolha tem uma consequência, e ela é responsável pelas escolhas que faz.

 

É importante que você sempre comunique as regras e limites com clareza para as crianças. Use uma linguagem que elas entendam e seja específico.

Diga o que elas podem fazer e porquê podem. E diga o que elas não podem fazer e porquê não podem.

 

Como Educar Seus Filhos: Dica #2 - Procure a Causa

 

Aqui está o pulo-do-gato! 

Em outro momento, pergunte à criança por quê ela fez aquilo? Ela queria atenção? Estava com fome? Estava com raiva?

Com esta abordagem, você estará atuando na causa e procurando entender o que motivou a criança a ter aquele comportamento ou atitude.

A partir do momento que você descobre, você pode mais facilmente ajudar a criança a atender àquela necessidade e, não vai precisar ficar se estressando para corrigir os comportamentos delas.

Aqui estamos apenas observando a Lei da Ação e Reação, ou da Causa e Consequência.

Isso faz sentido? Por que não experimenta? Quanto antes você começar, antes terá outros resultados.

 

Como Educar Seus Filhos: E Agora Sua Ajuda 

 

Então, gostou do tema que eu abordei neste texto (e vídeo)? Gostou das dicas? Eu quero saber disso. Deixe abaixo o seu comentário, assim você me ajuda a criar conteúdos úteis para você e para sua família.

 

Compartilhe o link deste texto com outras mães e pais que você sabe que podem aproveitar esse conteúdo.

 

Agora, assine gratuitamente a minha LISTA VIP para receber mais conteúdos sobre Educação de Filhos e Meditação Para Crianças. É só informar o seu e-mail no quadro abaixo.

 

[widget 157]

 

Como Educar Seus Filhos: Focar Apenas Em Corrigir Comportamentos

 

 

Meditação Para Crianças: Mindfulness. Atenção Plena.

 

#1: Para Que Serve a Meditação Para Crianças

#2: Guia Prática De Relaxamento Para Crianças [4 Passos Simples]

#3: Filme Infantil Divertidamente (Divertida Mente)

#4: As Crianças E Os Games Online. Jogos Educativos

 

comments powered by Disqus