Como Educar Seus Filhos. Erros Educação De Filhos. Erro #4 - Não Dar Atenção Adequada

Em 05/07/2016 , Comments

Em que momentos você dá atenção para suas crianças? Só quando elas aprontam alguma coisa ou quando tem maus comportamentos?

Por que a atenção da mãe e do pai é tão importante para a criança?

Como as crianças entendem que são amadas e como estamos comunicando o nosso amor por nossos filhos?

 

Eu estou publicando uma sequência de textos (e vídeos), falando sobre erros que os pais cometem na educação dos filhos. Então, leia os textos e assista aos vídeos anteriores publicado no site (http://www.meditacaoparacriancas.com/blog).

 

E neste texto (e vídeo abaixo) eu vou falar sobre o Erro #4: Não Dar Atenção Adequada Aos Filhos, quais os riscos para a família e também, o que você pode começar a fazer agora para aproveitar bem o tempo com as crianças.

 

Como Educar Seus Filhos: Maus Comportamentos

 

O tempo livre dos pais está cada vez mais escasso. É natural que nós pais nos preocupemos primeiramente com as questões mais essenciais, ou seja, questões de sobrevivência como alimentação, trabalho, saúde, proteção, segurança e também trabalho, escola e conforto para família.

E muitas vezes, acabamos expressando nosso amor nossos filhos através de tudo que fazemos por eles, e esperamos que eles compreendam e reconheçam todo nosso esforço.

Você já deve ter ouvido outros pais falarem, ou quem sabe isso também tenha acontecido com você em algum momento, quando você pensou ou se queixou dizendo:

“Olha tudo que eu faço pelos meus filhos! Eles tem boas roupas. Comprei o computador novo que eles queriam. Eles tem os brinquedos que querem. Eles tem tudo que precisam, e mesmo assim, eles tem maus comportamentos!".

As crianças tem esses maus comportamentos justamente para chamar a atenção dos pais. E muitos pais dão atenção às crianças somente para corrigir comportamentos.

E como eu já falei em outros textos, os comportamentos são resultados ou consequências e, o que nós precisamos é identificar as causas desses comportamentos.

 

Como Educar Seus Filhos: As Crianças Testam Se São Amadas

 

Geralmente o que acontece, é que quando a criança está quietinha ou brincando e não está “perturbando a paz do ambiente”, ela não recebe a atenção da mãe ou do pai.

Isso está acontecendo aí na sua casa... com as suas crianças?

Se está acontecendo fique atento, porque você pode estar perdendo oportunidades incríveis de fortalecer a conexão e os laços de confiança entre você e seus filhos, em momentos de paz, de cumplicidade e de diversão. Em momentos em que não há conflitos.

E eu já vou falar sobre como você pode aproveitar melhor esses momentos.

É através da atenção, ou da solicitação da nossa atenção que as crianças testam se são amadas – elas se sentem amparadas e aceitas. A necessidade de atenção é uma das primeiras necessidades, porque é através da atenção que a criança pode ter outras necessidades atendidas.

Por isso a atenção é extremamente importante para o desenvolvimento emocional saudável da criança.

Se ela estiver com fome, ela vai chorar para receber atenção e ser alimentada.

Se estiver se sentindo insegura, ela vai chamar a atenção para receber proteção.

Agora, preste bem atenção a isso.

Se a criança estiver se sentindo sozinha, perdida, ou não querida, não aceita ou não amada, e se ela não estiver recebendo a atenção adequada, ela vai procurar chamar a atenção para si, através de comportamentos que atraiam essa atenção dos pais - através do que chamamos maus comportamentos.

Algumas até passam mal ou ficam doentes. Você já viu isso acontecer?

 

Como Educar Seus Filhos: Crianças Que Exigem Atenção Demais

 

Quando nós damos a atenção adequada para a criança, ela não tem motivos para se comportar de forma inadequada, apenas para chamar a atenção.

Até mesmo nós adultos (você e eu) precisamos de atenção. Precisamos de alguém que nos escute para que possamos, às vezes, "choras as pitangas", falar sobre nossas dificuldades e desafios, para trocar ideias ou obter orientações. Imagine então como é para a criança que tem bem menos experiências aqui nesta vida.

E quando a criança passa a exigir a atenção dos pais cada vez mais, pode ser que ela não esteja se sentindo amada de forma adequada, ou seja, os pais podem não estar comunicando o seu amor pela criança de forma que ela se sinta amada.

E dar atenção de forma efetiva, equilibrada e adequada não quer dizer fazer da criança o centro do mundo o tempo todo - porque assim você estará mimando demais a criança e ela poderá se tornar um adulto inseguro e dependente.

 

Como Educar Seus Filhos: Atenção Concentrada

 

E isso que eu vou dizer agora pode até parecer duro demais ou assustador, no entanto isso é uma realidade.

Se a criança não recebe atenção em casa, ela vai buscar atender à essa necessidade fora de casa. E pode ser que um traficante de drogas dê a atenção que ela precisa e, ela vai querer retribuir essa atenção, aceitando o que ele tem para oferecer. Isso se chama reciprocidade.

O que você pode fazer é dar uma Atenção Concentrada, que consiste em criar momentos onde você dedicará seu foco e sua energia à criança. Você estará comunicando através disso, que ela é a pessoa mais importante do mundo naquele momento. 

Pense um pouco...

Como seria para você, se procurasse um amigo para conversar e ele ficasse mexendo no celular, ou lendo um livro, ou não demonstrasse interesse por você ou pela sua situação? Como você se sentiria?

Então, quando for dar atenção à uma criança, esqueça outras distrações como celular, televisão, jornal ou outras pessoas. Dê atenção individida.

E evite interpretar isso como uma tarefa, transparecendo que está sendo um fardo pesado para você. Ou que é uma "cruz que você está carregando", porque as crianças vão sentir que você está alí por obrigação.

Elas vão sentir isso pela sua energia e pelo estado de ânimo que você está comunicando naquele momento, através da sua fisiologia.

 

Como Educar Seus Filhos: Como Dar Atenção Adequada

 

Muito bem. E por onde começar, caso você tenha percebido que pode melhorar isso em relação às suas crianças?

Porque pouco ou de nada adianta você ler esse texto (e assistir ao vídeo abaixo), ou obter dicas sobre como educar melhor suas crianças, se você não se organizar.

Muitas pais que atendi como psicoterapeuta, se diziam perdidos e sem saber o que fazer, simplesmente porque não se organizavam e logo, nunca começavam a colocar em prática o que aprendiam.

 

Então, vamos ver algumas coisas simples que você pode fazer para dar atenção adequada para suas crianças.

Uma boa forma de se organizar é escrevendo. Preto no branco!

 

Vamos elaborar agora, um pequeno Plano de Atenção Concentrada. Pegue um papel e um "aparelho de escrever", lápis ou caneta e anote aí:

 

Como Educar Seus Filhos: Plano De Atenção Concentrada

 

Como Educar Seus Filhos: Passo #1 - Criando Uma Agenda de Atenção

Pegue uma folha em branco e escreva os dias da semana, começando na segunda e terminando no domingo.

 

Como Educar Seus Filhos: Passo #2: Planejando as Atividades

Pegue outra folha em branco e com a ajuda das crianças faça uma lista de atividades que vocês pode fazer juntos.

É importante que elas participem, afinal de contas, é para elas. Se suas crianças forem muito pequenas, escreva você mesmo as coisas que você sabe que elas gostam de fazer.

Exemplos de atividades: assistir a um filme, fazer um passeio, contar histórias, fazer meditação com as crianças, conversar sobre o dia, fazer um lanche, cozinhar, passear de bicicleta, ajudar nas tarefas da escola, montar quebra-cabeça, desenhar, pintar mandalas, fazer posturas de Yoga ou exercícios, entre outras tantas atividades.

Você pode mudar no mês seguinte ou trocar os dias das atividades. Esse plano não é algo escrito em pedra, você pode mudar quando e como quiser. Ele serve para ajudar você a lembrar de fazer e organizar seus dias.

Depois, cole seu plano na porta da geladeira, num mural ou em outro lugar que fique visível.

 

Como Educar Seus Filhos: Passo #3: Organização e Ação!

Providencie antecipadamente o que você precisa para fazer as atividades. Assim, quando chega na segunda-feira, você já terá o que você precisa para a atividade de segunda.

Procure também envolver as crianças nessa organização.

E finalmente... execute seu plano fazendo em cada dia a atividade planejada. 

 

Como Educar Seus Filhos: Passo #4: Avalie Os Efeitos

Você pode medir os resultados observando os comportamentos das crianças.

Os maus comportamentos diminuíram? Você percebeu algo diferente? 

 

Cada fase da vida dos filhos exige a atenção dos pais em níveis diferentes, porque as necessidades também vão mudando a partir da evolução da criança.

 

 

Como Educar Seus Filhos: E Agora Sua Ajuda 

 

Então, gostou do tema que eu abordei neste texto (e vídeo)? Gostou das dicas? Eu quero saber disso. Deixe abaixo o seu comentário, assim você me ajuda a criar conteúdos úteis para você e para sua família.

 

Compartilhe o link deste texto com outras mães e pais que você sabe que podem aproveitar esse conteúdo.

 

Agora, assine gratuitamente a minha LISTA VIP para receber mais conteúdos sobre Educação de Filhos e Meditação Para Crianças. É só informar o seu e-mail no quadro abaixo.

 

[widget 157]

 

Como Educar Seus Filhos: Erro #4 - Não Dar Atenção Adequada

 

 

Meditação Para Crianças: Mindfulness. Atenção Plena.

 

#1: Para Que Serve a Meditação Para Crianças

#2: Guia Prática De Relaxamento Para Crianças [4 Passos Simples]

#3: Filme Infantil Divertidamente (Divertida Mente)

#4: As Crianças E Os Games Online. Jogos Educativos

 

comments powered by Disqus