Pais Que Não Sabem Brincar. Brincadeiras Para Educação Infantil.

Em 09/06/2016 , Comments

Brincadeiras Para Educação Infantil

 

Quando foi a última vez que você brincou com seu filho ou filha? Ou você considera que isso é coisa de criança e criança tem que brincar com criança?

Qual o importância do brincar e como isso afeta a criança o relacionamento dela com os pais?

 

Neste texto (e no vídeo abaixo) vou falar sobre um dos maiores desafios de mães e pais, em relação à educação ou orientação de seus filhos e isso tem causado muitos danos ao desenvolvimento mental e emocional das crianças.

Também vou dar #2 dicas pra você mãe ou pai superar com facilidade esse desafio. Então, me acompanhe neste texto.

 

Como Educar Seus Filhos: Nosso Estilo de Vida Frenético

 

Você já parou para observar que estamos com uma safra ou uma geração de pais que não sabem brincar com os filhos?

Nós criamos um estilo de vida em que nos ocupamos demais com o trabalho para dar conforto à família e suprir as necessidades materiais. E com isso, acabamos deixando apenas o tempo que sobra – quando sobra - para dedicar aos filhos.

E o que acontece é que nós praticamente obrigamos os nossos filhos a se adaptarem ao estilo de vida frenético que nós criamos. É claro que a maioria das mães e pais não podem simplesmente parar de trabalhar para dedicar o tempo integral aos filhos, mas a questão aqui é: O que essas mães e pais fazem quando estão com os filhos?

Nós praticamente terceirizamos o cuidado e a orientação dos nossos filhos. Parte do dia as crianças ficam na creche, na escolinha, na escola, na aula de judô, de inglês, de mandarim, no ballet, na natação e, em outras tantas atividades que os pais colocam os filhos para ocupar o tempo deles, e também, para preparar para um futuro promissor... daqui há 20 ou 30 anos.

Assim, os pais podem trabalhar e seguir suas carreiras e geralmente o período da noite é quando os pais podem dedicar algum tempo aos filhos.

E é natural que os pais cheguem cansados ou tenham outras coisas para fazer. Então, deixam as crianças aos cuidados da TV, do computador ou dos games, porque assim elas se ocupam e os pais podem relaxar um pouco ou fazer outras coisas. As mães geralmente sempre tem o que fazer e estão bem sobrecarregadas de tarefas.

 

Isso acontece com você?

Se isso está acontecendo... esse texto (ou vídeo abaixo) é para você. Preste bem atenção!

 

Você sabe que o tempo não volta atrás e as crianças vão crescendo. E quando você vê elas já são adolescentes e depois adultos. Então, quando é que você vai abrir um espaço diariamente na sua agenda, para dar a atenção que seus filhos precisam?

Ah, não tem tempo? Nem meia-hora ou 20 minutos? Se não tiver, é bom começar a reavaliar suas prioridades.

 

Como Educar Seus Filhos: Reavaliando Prioridades

 

E quando tiver tempo para seus filhos, o que você vai fazer? Já parou para pensar sobre isso? 

Parece complicado, né? Essa história de educar ou orientar os filhos porque tem que dar atenção, tem que dedicar tempo, tem até que estudar um pouco para se tornar uma mãe ou um pai melhor. Haja disposição para tudo isso, não é mesmo?

Bem... mas pra tudo tem solução. E pode ser mais simples do que você possa imaginar ou acreditar. E afinal, é sua responsabilidade orientar seus filhos. E digo mais, eles estão contando com você!

 

Me pergunta, como é que eu sei disso!

Porque eu fui pai com 20 anos e naquela época eu não sabia nada sobre como educar um filho, e muito menos uma filha, como foi o meu caso.

E já comecei com um susto grande. Na hora da minha filha nascer, o médico falou que era um parto de risco e ele teria que escolher entre salvar a mãe e salvar a criança.

Naquele momento eu prometi a mim mesmo que eu seria um pai presente, dedicado e amoroso, se minha filha nascesse com vida, com saúde e se as duas sobrevivessem. E foi o que aconteceu.

E aí... eu comecei a estudar e me dedicar muito para entender as crianças. Então, um sempre participava de tudo que eu podia (cursos, formações, workshops, escola de pais, etc.) para ser um pai cada vez melhor para minha filha. E foram muitas tentativas, erros, tropeços, ajustes e sucessos!

E hoje a minha primeira filha já está com quase 24 anos, é Fisioterapeuta formada e é uma pessoa fantástica, uma pessoa com valores.

 

Como Educar Seus Filhos: O Que As Crianças Mais Querem

 

Então eu posso dizer por experiência como pai, como psicoterapeuta e como coach, que aquilo que as crianças precisam e querem é muito simples:

Em primeiro momento elas precisam de atenção! Especialmente da sua atenção mãe e pai. E isso não é novidade e você já deve ter ouvido ou lido muitas vezes.

A questão é que o tempo vai passando e a atenção que muitos pais dão aos filhos, é apenas quando eles tem um mau comportamento! Ou seja, quando aquilo que eles fazem não está conforme os padrões que pais aceitam como sendo um comportamento normal, ou  quando causa desconforto para os pais ou outras pessoas.

Então, quando esses pais interagem com as crianças é para corrigir esses comportamentos.

Você conhece pais que fazem isso? Ou quem sabe até você mesmo tem agido desta forma?

 

Como Educar Seus Filhos: Crianças Desobedientes

 

O que eu descobri é que as crianças não querem presentes ou coisas. E elas não desobedecem, ou deixam de cumprir regras para irritar os pais. Elas querem apenas chamar a atenção. É quase um pedido de socorro que elas expressam como elas sabem.

Considerando que as crianças aprendem com aquilo que vivenciam, com aquilo que experimentam -  os comportamentos que elas tem são apenas resultados do que elas vivenciaram.

Se a criança está birrenta,  desobediente, com falta com o respeito... foi a forma que ela encontrou para chamar a atenção e assim, atender à uma necessidade dela naquele momento.

E se a estratégia funcionar, ela vai continuar usando e assim, ela vai tomando conta e controlando os pais, que acabam cedendo para terminar o quanto antes aquela perturbação.

 

Então, de um lado temos uma criança que precisa de referências  de acompanhamento e de atenção para aprender e evoluir.

E de outro, temos pais muito ocupados e sem tempo para dar essa atenção. Ou quando dão atenção, é só para brigar, xingar e às vezes, acabam descarregando sua raiva, suas angústrias, preocupações e estresse nas crianças. E depois vem a culpa, a frustração, a tristeza, o desânimo e o sentimento de impotência, porque os pais não sabem o que fazer.

Pode não ser o seu caso, mas você deve conhecer pais que estão enfrentando esses desafios.

Quando a situação começa a sair do controle, aí é que os pais procuram ajuda. E esse é um tipo de educação reativa, onde os pais apenas reagem aos comportamentos das crianças, ao invés de atuar nas causas. Só que isso acaba gerando uma frustração, uma ansiedade e um sentimento de impotência cada vez maior.

 

Como Educar Seus Filhos: Atenção Que As Crianças Precisam

 

Bem, até agora eu só coloquei o dedo na ferida, porque é uma realidade de muitos pais que eu atendi como psicoterapeuta, como coach e também no instituto de meditação onde eu sou o diretor.

Então agora, eu vou dar #2 dicas pra você começar a dar uma guinada na sua história como mãe ou pai. E eu não sei como você pensa, mas um princípio que eu sigo é o da simplicidade. Porque as crianças são simples.

Vou dar duas dicas pra você dar atenção aos seus filhos e pra você aproveitar melhor o tempo com eles, de forma que eles jamais esqueçam na vida dele. E ainda com isso, você vai construir autoridade, pela admiração que eles terão por você.

 

Uma vez eu perguntei para minha filha mais velha (Jéssica), as coisas que mais marcaram a infância dela, e ela respondeu: Os Programas Em Família e as Brincadeiras que fazíamos juntos.

 

Então, vamos às dicas.

 

Como Educar Seus Filhos: DICA #1- Terapia do brincar

 

Brinque com seus filhos. Simples... não?!

Brincadeiras, diversão e alegria são linguagens que toda criança no mundo entende. e é nas horas de brincar que você mãe ou pai pode se conectar com os filhos num outro estado mental e emocional. É a sua criança interior se conectando - pela alegria - com a criança interior dos seus filhos. Vai ser uma terapia pra você também.

E como você estara participando do mundo da criança, você vai fortalecer ainda mais os laços de confiança, de respeito e de admiração entre você e as crianças. E a partir da admiração, você conquista a autoridade que precisa para que seus filhos sigam as suas orientações. E vai ficar tudo mais fácil.

 

Como Educar Seus Filhos: DICA #2- Leitura de Histórias

 

Leia histórias para seus filhos. Treine ler histórias de um jeito que eles se sintam atraídos, que seja interessante e divertido.

Geralmente, toda criança gosta de histórias e ainda mais com uma boa interpretação. Então, compre um livro de histórias infantis e comece.

Agora, nem pense em comprar um CD com as histórias gravadas, e colocar pra tocar no aparelho de som. É você mãe ou pai quem deve ler a história.

 

Eu lia histórias para minha filha. As histórias preferidas dela eram aquelas do Sherlock Holmes. Depois que ela aprendeu a ler, ela continou as leituras e leu todas as histórias do Sherlock.

 

Você pode usar as histórias para divertir e ensinar valores às suas crianças. Quem sabe eu faça um texto ou vídeo falando só sobre histórias.

 

Como Educar Seus Filhos: Meditação Para Crianças

 

E depois das histórias... tranquilamente... sem atropelar... você pode começar lendo pequenas Meditações Guiadas para seus filhos (Meditação Para Crianças). Mas eu também vou falar mais sobre isso num texto.

 

Bem, então as dicas foram: #1: A Terapia do Brincar e #2: Leitura de Histórias.

Muito simples, não? Eu acredito que você possa fazer isso com facilidade. Depois você me conta os resultados.

 

Como Educar Seus Filhos: E Agora Sua Ajuda 

 

Então, gostou do tema que eu abordei neste texto (e vídeo)? Gostou das dicas? Eu quero saber disso. Deixe abaixo o seu comentário, assim você me ajuda a criar conteúdos úteis para você e para sua família.

 

Compartilhe o link deste texto com outras mães e pais que você sabe que podem aproveitar esse conteúdo.

 

Agora, assine gratuitamente a minha LISTA VIP para receber mais conteúdos sobre Educação de Filhos e Meditação Para Crianças. É só informar o seu e-mail no quadro abaixo.

 

[widget 157]

 

 

 

Meditação Para Crianças: Outros Artigos Que Podem Interessar

#1: Para Que Serve a Meditação Para Crianças

#2: Guia Prática De Relaxamento Para Crianças [4 Passos Simples]

#3: Filme Infantil Divertidamente (Divertida Mente)

#4: As Crianças E Os Games Online. Jogos Educativos

 

comments powered by Disqus